ESCOLA
BÁSICA ANÍBAL CESAR
DIREÇÃO:
MARINETE SILVA DE SOUZA MARTINS
DIREÇÃO
ADJUNTA: ANDRÉA WIPPEL CUNHA
SECRETARIA:
NAZARETH
RIBEIRO LONGO
SUZANA DA SILVA GANDIM
SUPERVISÃO
ESCOLAR: MARISTELA LAURECI ROSA SAGAS
MARISTELA
VANZUITA
ORIENTAÇÃO
EDUCACIONAL: ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARCENO
TÂNIA REGINA COUTINHO
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
ESSENCIAIS
2012
TURMAS
DAS SÉRIES INICIAIS
PRIMEIRO ANO
TURMA
|
ANO/SÉRIE
|
PROFESSOR (A)
|
CARGA HORÁRIA
|
101
|
ANO
|
Arlete
Maria Maestri
|
40
|
102
|
ANO/EJA
|
Sandra
Maria de Lima Cardoso
|
40
|
103
|
ANO
|
Arlete
Maria Maestri
|
40
|
104
|
ANO
|
SEGUNDO ANO
TURMA
|
ANO/SÉRIE
|
PROFESSOR (A)
|
CARGA HORÁRIA
|
201
|
ANO
|
Lisandra
de Souza Silveira
|
40
|
202
|
ANO
|
Paula
|
20
|
203
|
ANO
|
Lisandra
de Souza Silveira
|
40
|
TERCEIRO ANO
TURMA
|
ANO/SÉRIE
|
PROFESSOR (A)
|
CARGA HORÁRIA
|
301
|
ANO
|
Jacqueline
Valério Carvalho Pessi
|
20
|
302
|
ANO
|
Rosangela
Elsa da Luz
|
40
|
303
|
ANO
|
Morgana
Cristina de Souza Pereira
|
20
|
304
|
ANO
|
Rosangela
Elsa da Luz
|
40
|
QUARTO ANO
TURMA
|
ANO/SÉRIE
|
PROFESSOR (A)
|
CARGA HORÁRIA
|
401
|
ANO
|
Mônica
Teresinha Custódio Meirinho
|
40
|
402
|
ANO
|
Maristela
de Jesus
|
40
|
403
|
ANO
|
Maristela
de Jesus
|
40
|
404
|
ANO
|
Mônica
Teresinha Custódio Meirinho
|
40
|
QUINTO ANO
TURMA
|
ANO/SÉRIE
|
PROFESSOR (A)
|
CARGA HORÁRIA
|
501
|
ANO
|
Ingrid
Denise Lindner
|
40
|
502
|
ANO
|
Ingrid
Denise Lindner
|
40
|
503
|
ANO
|
Joice
Mara Oliveira Costa
|
20
|
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
TURMA
|
DISCIPLINA
|
PROFESSOR (A)
|
CARGA HORÁRIA
|
101,
102, 201, 301, 302, 401, 402, 501
|
Arte
|
Heloise
Wohlke Marquesi
|
20
|
103,
104, 202, 203, 303, 304, 403, 404, 502, 503
|
Arte
|
Lígia
Maria Ramos Lenzi
|
20
|
302,
304, 401, 402, 403, 404, 501, 502
|
Ed.
Física
|
Luiz
Carlos Maciel
|
40
|
101,
102, 103, 104, 201, 202, 203, 301, 303
|
Ed
Física
|
Renato
Antunes dos Santos
|
40
|
503
|
Ed
Física
|
Diego
Leonel Felix
|
20
|
Informática
|
Jean
Freddy Felau
|
40
|
|
402, 403, 404, 502, 503
|
Inglês
|
Maria
Heloisa Rohrbacher Brandão
|
30
|
401,
402, 501
|
Inglês
|
Michele
Aranha Siqueira
|
10
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
PRIMEIRO
ANO
PRÁTICA DE LEITURA:
·
Textos
de diferentes gêneros: contos, poemas,
·
Utilização
de outras formas de expressão como: desenho, dramatização, gestos e outros;
·
Identificação
da escrita como forma de representação;
·
Observação
e manuseio de materiais impressos como livros, revistas, histórias em
quadrinhos e outros;
·
Letras
do alfabeto e reconhecimento do valor fonético;
·
Sinais
gráficos (placas, símbolos...)
·
Textos
de diferentes gêneros: notícias de jornal, informativos, receitas
·
Funções
da escrita;
·
Interpretação
de formas variadas de expressão: mímica, dramatização, desenho e outros;
·
Interpretação
dos desenhos, imagens e rótulos;
·
Textos
de diferentes gêneros: parlenda, trava - língua,
·
Interpretação
de, imagens e textos.
·
Reconhecimento
de idéias contidas em símbolos visuais, como a exemplo: placas informativas
·
Identificação
global de palavras e nomes de pessoas.
·
Leitura
de palavras do cotidiano
·
Textos
de diferentes gêneros: bula de remédio
·
Reprodução das idéias veiculadas pelos textos;
·
Leitura
de palavras e textos;
·
Reconhecimento
das rimas;
·
Ordenação
de frases;
·
Entonação
da leitura.
PRÁTICA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO:
·
Produção
e reprodução da escrita: letras do alfabeto, sílabas, palavras, textos (
tentativas de escrita)
·
Desenhos;
·
Distinção
entre os símbolos da escrita e outros elementos gráficos;
·
Produção
de texto coletivo
·
Produção
de textos coletivos;
·
Tentativas
de escrita de acordo com a situação apresentada;
·
Identificação
das letras do alfabeto e do seu valor fonético;
·
Espaçamento
entre palavras no texto
·
Distinção
entre os símbolos da escrita e outros elementos gráficos;
·
Produção
de textos coletivos;
·
Tentativas
de escrita de acordo com a situação apresentada;
·
Identificação
das letras do alfabeto e do seu valor fonético;
·
Espaçamento
entre palavras no texto
·
Distinção
entre os símbolos da escrita e outros elementos gráficos;
·
Produção
de textos individuais e coletivos;
·
Escrita
com traçado legível;
·
Identificação
de rimas;
·
Substantivos;
·
Sinais
de pontuação;
·
Letras
maiúsculas e minúsculas;
·
Tipos
de letras: caixa alta, script, cursiva
LÍNGUA ORAL:
·
Uso
da linguagem oral: conversar, brincar, comunicar, expressar desejos,
necessidades, opiniões, ideias, fatos, preferências e sentimentos;
·
Relato
de experiências, narração de fatos em seqüência, temporal e causal;
·
Articulação
correta dos fonemas;
·
Reconhecimento
da intencionalidade apresentada nos textos;
·
Ampliação
do vocabulário;
·
Relato
de experiências vividas e narração de fatos;
·
Produção
de textos orais de comunicação: pequenas mensagens como recados, saudações,
instruções, pequenas informações;
·
Elaboração
de perguntas e respostas de acordo com os contextos vivenciados;
·
Reconto
de histórias conhecidas, atentando para as características da história original
quanto a descrição dos personagens, cenários, objetivos;
·
Reprodução
de textos como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas e músicas;
·
Ampliação
gradativa de comunicação e expressão com base no intercâmbio social;
·
Desenvolvimento
de argumentos com coerência
SEGUNDO ANO
PRÁTICA DE LEITURA
·
Ler
e escrever (relação entre leitura e escrita, relação entre leitor e escritor,
função social da escrita);
·
Código
simbólico (alfabeto);
·
Compreensão
das informações (significado e sentido);
·
Estruturação
da palavra: letras e sílabas
·
Diferentes
tipologias textuais (bulas, anúncios, bilhetes, músicas infantis, rimas,
fábulas, poemas, artigos de jornais);
·
Leitura:
interação leitor/texto/contexto;
·
Diferentes
tipologias textuais (bulas, anúncios, bilhetes, músicas infantis, rimas,
fábulas, poemas, artigos de jornais);
·
Leitura:
interação leitor/texto/contexto;
·
Tipologias
textuais (poemas, histórias, contos, fábula, poesias);
·
Leitura:
compreensão e interpretação de textos;
·
Pontuação:
ponto final e vírgula, exclamação, interrogação, travessão;
·
Paragrafação;
·
Relação
direta de causa – efeito em um pequeno texto;
·
Relação
causa/conseqüência na ação das personagens
PRÁTICA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
·
Relação
causa/conseqüência na ação das personagens
·
Segmentação
de letras em palavras, nomes de desenhos ou figuras, a partir de uma letra ou
sílaba dada, palavras cruzadas
·
Frases:
produção textual (coerência/ concordância/coesão);
·
Letras
maiúsculas e minúsculas;
·
Tipologia
textual (narrativas, rótulos, rimas, quadrinhas, parlendas, advinhas, listas);
·
Ensino
da língua escrita: ler e escrever (relação entre leitura e escrita, relação
entre leitor e escritor, função social da escrita);
·
Listas
de palavras com sílaba faltante inicial, intermediária e final;
·
Produção
de frases / textos coletivos e individuais;
·
Margem
e parágrafo;
·
Interpretação
oral e escrita;
·
Textos
com lacunas para o emprego de palavras que rimam;
·
Carta
enigmática;
·
Ensino
da língua escrita: ler e escrever (relação entre leitura e escrita, relação
entre leitor e escritor, função social da escrita);
·
Nasalação
de vogal: são, nhão, nhá, lhão;
·
Sons
de: nh, lh, ch, ss, s com som de z
·
Frases:
ampliação e ordenação;
·
Diálogo:
discurso direto e indireto;
·
Produção
textual coletiva e individual;
·
Estruturação
textual: título, margem, parágrafo;
·
Escrita
de palavras com lacunas para completar a partir e um critério;
·
Conclusão
de histórias iniciadas;
·
Produção
textual coletiva e individual (bilhete);
·
Pontuação:
ponto final e vírgula, exclamação, interrogação;
LÍNGUA
ORAL
·
Ouvir
e falar (fluência e ampliação do vocabulário);
·
Leitura:
interação leitor/texto/contexto;
·
Compreensão
de informações/emissão de opiniões;
·
Reconto
de histórias
TERCEIRO
ANO
PRÁTICA
DE LEITURA
·
Reconto
de histórias
·
Gêneros
literários: jornal, revista, gibi, etc.
·
Ordem
alfabética
·
Relação
causa-consequência em ações de personagens
·
Narrativa
·
Sentido
e significado das palavras empregadas no texto
·
Leitura
observando a pontuação
·
Leitura
oral da história apresentada
·
Gêneros
literários: em quadrinhos, descrição, reportagem, bilhete.
·
Trava-língua
·
Parlenda
·
Descrição
oral em diversos aspectos vivenciados: narrado, lido ou ouvido.
·
Aumentativo,
diminutivo, feminino, masculino
·
Gêneros
literários: narração, descrição, carta, diálogo e fábulas.
PRÁTICA
ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
·
Sílabas
simples
·
Começo,
meio e fim de uma história apresentada (seqüência lógica)
·
Interpretação
escrita
·
Produção
textual: diálogo e bilhete com destinatário
·
Ortografia:
s, ss, ç, c, e s com som de z, rr, nh, lh, ch, SC,xc
·
Alfabeto
·
Letras
maiúsculas, minúsculas
·
Diferentes
tipos de letras
·
Encontros
vocálicos e consonantais, dígrafos
·
Classificação
silábica
·
Leitura
e interpretação escrita
·
Regra
ortográfica
·
Uso
da letra H e da letra R intercalada
·
Gramática:
Substantivo Próprio e Comum
·
Uso
do til
·
Acentuação:
(agudo e circunflexo)
·
Gramática
·
Substantivo
comum, próprio, composto, singular, plural, artigo, adjetivo
·
Produção
textual: Narrativa
·
Interpretação
escrita
·
Causa
e efeito
·
Gramática:
Número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba)
·
Gramática:
Sílaba tônica: (oxítona, paroxítona e proparoxítona)
·
Sinais
de pontuação
·
Ortografia:
S, G, Z e X
·
Produção
textual:
descrição.
·
Leitura
e interpretação escrita
·
Pronomes.
·
Verbos
·
Temporalidade
nos textos
·
Produção
textual: Diálogo e descrição e carta
LINGUAGEM
ORAL
·
Leitura
e interpretação oral de uma história apresentada
·
Dramatização
·
Linguagem
oral (regionalismo)
·
Intercâmbio
oral
·
Descrição
de cenário na gravura
·
Entonação
de voz na hora do conto
·
Descrição
oral em diversos aspectos vivenciados: narrado, lido ou ouvido.
·
Entrevista
·
Manifestação
de opinião referente ao assunto estudado.
·
Clareza
na exposição oral das idéias respeitando uma seqüência lógica
·
Diferentes
fontes de notícias
·
Respeito
à diversidade de opiniões.
QUARTO ANO
PRÁTICA
DE LEITURA
·
Respeito
às diversidades de opiniões.
·
Texto
e contexto
·
Informação
implícita e explícita de textos narrativos e epistolares
·
Começo,
meio e fim de histórias
·
Identificação
e caracterização de personagens
·
Temática
de textos
·
Seleção
de textos
·
Leitura
oral
·
Uso
do dicionário
·
Caracterização
física e psicológica de personagens.
·
Texto
narrativo: personagem e narrador
·
Relação
causa/conseqüência em ação de personagem
·
Informação
explícita em textos jornalísticos e publicitários
·
Leitura
de informações através de imagens
·
Glossário
e notas de rodapé
·
Leitura
com entonação adequada
·
Distinção
de diferentes tipologias textuais
·
Histórias
em quadrinhos
·
Repetição
de termos em um texto
·
Temática
de textos narrativos
·
Localização
de informações explícitas em textos instrucionais e narrativos
·
Linguagem
coloquial em textos narrativos
·
Intencionalidade
do autor
·
Informação
implícita em propaganda, notícias, poesia e texto de opinião.
·
Entrevista
e diálogo
·
Consulta
no dicionário
·
Leitura
comunicativa
PRÁTICA
ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
·
Emprego
da letra maiúscula
·
Produção
e reestruturação textual
·
Texto
narrativo: seqüência cronológica de fatos
·
Diálogo
·
Tipos
de frase: exclamativa, afirmativa, negativa e interrogativa
·
Legibilidade
da escrita
·
Divisão
silábica: classificação das palavras quanto ao número de sílabas
·
Silaba
tônica e átona
·
Encontro
vocálico, consonantal e dígrafo
·
Acentuação
gráfica
·
Emprego
da vírgula
·
Sinais
de pontuação
·
Caracterização
de personagens
·
Finalidade
do texto: produção textual
·
Casualidade
e temporalidade
·
Substantivos:
classificação, gênero, número e grau
·
Adjetivos
·
Radical
e prefixo
·
Rima
·
Ordem
alfabética
·
Fonema
e letra
·
Ampliação
do vocabulário
·
Regras
de ortografia
·
Uso
do por que
·
Produção
textual: tempo verbal
·
Advérbios
·
Tipologia
textual: cruzadinha
·
Regras
de ortografia
·
Nome
e pronome
·
Gênero
do texto
·
Concordância
verbal e nominal
LINGUAGEM
ORAL
·
Manifestação
e acolhimento de ideias e opiniões
·
Língua
e linguagem: culta ou formal e popular
·
Relatos
de sentimentos e experiências
·
Defesa
e comunicação de ideias a partir de um texto
·
Expressões
faciais e gestos/ mímicas
·
Simulação
de entrevistas
·
Formulação
de perguntas e respostas
·
Manifestação
e acolhimento de ideias e opiniões
·
Canções,
adivinhas, parlendas e trava- línguas
·
Resumo
de histórias lidas e ouvidas
·
Coesão
de ideias/ ponto de vista
·
Defesa
e comunicação de ideias a partir de um texto
·
Expressões
faciais e gestos/ mímicas
QUINTO
ANO
PRÁTICA
DE LEITURA
·
Informação
implícita e explícita de textos
·
Gêneros
textuais:
características de textos com um mesmo gênero/ Distinção de características
gráficas em diferentes tipologias textuais
·
Uso
correto do dicionário
·
Glossários/
notas de rodapé
·
Leitura
compartilhada
·
Temática
de poemas
·
Entonação
adequada das palavras
·
Distinção
de diferentes tipologias textuais
·
Descrição
de lugares ( textos publicitários de revistas ou jornal)
·
Sentido
de uma expressão em textos informativos
·
Repetição
de termos em um mesmo texto
·
Tema
e idéia central de textos normativos
·
Organização
de idéias em diferentes tipologias textuais
·
Intencionalidade
do autor
·
Rastreamento
de obras de autores preferidos
·
Identificação
das características na escrita de um mesmo autor
PRÁTICA
ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
·
Ampliação
do vocabulário
·
Verbetes
de dicionário
·
Ortografia
das palavras
·
Uso
dos porquês
·
Encontros
vocálicos, consonantais e dígrafos
·
Produção
e reestruturação textual
·
Apresentação
textual: título, margem, paragrafação, letra maiúscula e minúscula, sinais
gráficos
·
Diferentes
tipologias textuais: lendas, poemas, músicas, quadrinhas,reportagens, anúncios,
slogans, relatos,acrósticos, bulas,cartões, receitas, folhetos...
·
Textos
informativos, literários, narrativos, e descritivos
·
Sinônimos
e antônimos
·
Substantivos:
próprio, comum, concreto, abstrato, simples, composto, primitivo, derivado,
composto
·
Flexões
dos substantivos: gênero, número e grau
·
Artigos
·
Tipos
de frases
·
Sinais
de pontuação: ponto final, exclamação, interrogação, reticências, dois pontos,
travessão, ponto e vírgula.
·
Adjetivos
·
Relatos
de fatos e idéias
·
Regras
de acentuação gráfica das palavras
·
Tonicidade
das palavras
·
Advérbios
·
Produção
de textos narrativos e descritivos: seqüência cronológica de fatos, eliminação
de redundância de idéias
·
Artigos
·
Discurso
direto e indireto
·
Interpretação
oral e escrita de textos segundo a idéia do autor
·
Registro
de opiniões e sentimentos
·
Relação
causa/conseqüência: argumentação de idéias
·
Interjeições
·
Pronomes:
pessoais, de tratamento, possessivos, demonstrativos
·
Composição
de textos a partir de questionamentos
·
Concordância
verbal e nominal
·
Argumentação
de idéias: Posicionamento a favor ou contra um fato ou tema
LINGUAGEM
ORAL
·
Língua
e linguagem: culta ou formal e popular
·
Manifestação
e acolhimento de opiniões
·
Diálogos
·
Questionamentos:
formulação de perguntas e respostas
·
Defesa
e comunicação de idéias
·
Coesão
de idéias
·
Pontos
de vista
·
Relatos
de experiências vivenciadas ou lidas
MATEMÁTICA
PRIMEIRO ANO
NÚMEROS E OPERAÇÕES
·
Conceito
de numerais
·
Representação
numérica
·
Contagem
·
Agrupamentos
·
Sequência
numérica
·
História
dos numerais
·
Conceito
de numerais
·
Representação
numérica
·
Sucessor/
antecessor
·
Comparação
de escritas numéricas
·
Adição
sem reserva
·
Subtração
sem recurso
·
Dezenas
·
Resolução
de problemas
ESPAÇO E FORMA
·
Organização
espacial e corporal
·
Pontos
de referência e localização;
·
Conceitos
de:
·
Posição
(frente, atrás, em cima, embaixo, perto, longe, esquerda, direita)
·
Propriedades
geométricas de objetos e figuras (formas, tipos de contornos, faces planas,
lados retos, etc.)
·
Formas
geométricas (triângulo , retângulo, quadrado, círculo)
·
Itinerário
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Introdução
às noções de medidas: de volume (conservação de líquido) e tempo (dia e noite)
·
Tamanho (curto, comprido, pequeno, grande,
maior, menor,)
·
Espessura (grosso, fino, liso, áspero)
·
Noções
de medidas: de comprimento e peso,
·
Calendário;
·
Conceito
de: semana, mês
·
Dias
da semana
·
Calendário
Horas
·
Meses
do ano
·
Sistema
monetário
TRATAMENTO
DA INFORMAÇÃO
·
Organização
de registros de informações
·
Tabelas
·
Gráficos
·
Calendários
·
Legendas
·
Linha
do tempo
·
Leitura
de imagens
·
Pontos
de referência e localização
SEGUNDO ANO
NÚMEROS
E OPERAÇÕES
·
Números
naturais: conceito e representação, numerais até 99;
·
Leitura
e escrita dos numerais;
·
Antecessor
e sucessor;
·
Números
pares e ímpares;
·
Composição
e decomposição;
·
Ordem
crescente e decrescente;
·
Adição
sem reserva e subtração sem recurso;
·
Resolução
de problemas envolvendo operações de adição e subtração;
·
Agrupamentos
de quantidades;
·
Seriação;
·
Números
naturais: conceito e representação: numerais até 200
·
Seqüência
numérica;
·
Números
pares e ímpares;
·
Ordem
crescente e decrescente;
·
Sistema
de numeração decimal (unidade, dezena e centena);
·
Antecessor
e sucessor;
·
Resolução
de situações problemas envolvendo operações de adição e subtração (sem reserva
e sem recurso);
·
Resolução
de situações problemas que envolvam a multiplicação;
·
Inteiro/metade
·
Números
naturais: conceito e representação: numerais até 400;
·
Composição
e decomposição (unidade, dezena e centena;);
·
Leitura
e escrita dos números;
·
Adição
sem reserva e subtração sem recurso, os termos até 400;
·
Resolução
de situações problemas envolvendo operações de adição e subtração (sem reserva
e sem recurso);
·
Noção
de divisão evidenciando compreensão de repartição em partes iguais;
·
Resolução
de situações problemas que envolvam a divisão através de estratégias próprias;
·
Resolução
de situações problemas que envolvam a multiplicação aplicando o conceito de
dobro;
·
Elaboração
de situações problemas;
·
Números
naturais: conceito e representação: numerais até 500;
·
Conceitos
básicos: triplo (unidade, dezena e
centena;);
·
Leitura
e escrita dos números;
·
Adição
sem reserva e subtração sem recurso de termos até 500;
·
Resolução
de situações problemas envolvendo operações de adição e subtração (sem reserva
e sem recurso);
·
Multiplicação
de termos até 9;
·
Divisão:
conceitos básicos (em situações problemas
ESPAÇO E FORMA
·
Geometria:
Exploração do espaço tridimensional
·
Exploração
do espaço (vistas);
·
Conceito
de conservação
·
Geometria:
semelhanças e diferenças entre figuras;
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
·
Leitura
e interpretação de gráficos de colunas e tabelas
·
Leitura
e interpretação de tabelas e gráficos;
·
Construção
de tabelas e gráficos
·
Estatística:
tabelas e gráficos;
·
Resolução
de situações problemas em tabelas simples;
TERCEIRO ANO
NÚMEROS
E OPERAÇÕES
·
Numerais
Naturais
·
Antecessor e sucessor (constante)
·
Conceito e Representação dos numerais até 500
·
Compor e decompor os numerais até 500
·
Sistema de Numeração Decimal (1ª, 2ª e 3ª
ordem – Classe das Unidades Simples)
·
Numerais pares e ímpares
·
Adição de três parcelas sem reserva
·
Subtração até 500 sem recurso
·
Situações-problema envolvendo a dezena
·
Situações-problemas com adição e subtração sem
reserva e sem recurso até 500
·
Conceito
e representação dos numerais até 999
·
Compor
e decompor os numerais até 999
·
Seqüência
de 1, mais 2, mais 5, dobro, etc.
·
Maior,
menor, dezena,
·
Adição
com reserva
·
Multiplicação
sem reserva
·
Numerais
ordinais.
·
Situações-problema
de adição e subtração que envolva dezena e dúzia
·
Conceito e Representação dos numerais a partir
de 1000;
·
Compor
e decompor os numerais estudados
·
Adição com reserva
·
Subtração com recurso
·
Multiplicação com reserva
·
Situação-problema que envolva: meia dúzia,
meia dezena, lucro e prejuízo.
·
Situações-problema que envolva a multiplicação
e divisão
·
Numerais
Decimais
·
Conceito
e representação dos numerais decimais
·
Composição
e decomposição do sistema de numeração decimal.
·
Subtração
com recurso
·
Divisão
exata e não exata com 1 algarismo
·
Situações-problemas
com centena, triplo e um terço.
·
Situações-problemas
que envolvam a divisão
ESPAÇO
E FORMA
·
Forma
e espaço
·
Esfera
e círculo
·
Objetos
esféricos e cilindro
·
Espaço
e tempo
·
Semelhanças
e diferenças
·
Objetos
cúbicos e cônicos
·
Maquetes
·
Semelhanças e diferenças entre retângulo e
paralelepípedos
·
Conceito
de pirâmide e prisma
·
Semelhança e diferença entre pirâmide e prisma
·
Comparação com objetos da mesma forma da
pirâmide e do prisma
GRANDEZAS
E MEDIDAS
·
Medidas
de comprimento
·
Medidas
de tempo (calendário)
·
Medidas
de massa e capacidade
·
Bimestre
e Semestre
·
Sistema
Monetário Brasileiro
·
Comparação
sobre o peso e a altura de objetos e pessoas
·
Conceito
de semestre com seus respectivos dias
·
Estimativa
entre a medida de líquido de um recipiente com a unidade de medida apresentada
·
Conceito de ano com seus respectivos dias e
meses
TRATAMENTO
DA INFORMAÇÃO
·
Tabelas
e gráficos
·
Produção
de textos de interpretações de gráficos e tabelas
·
Tabelas
para comunicar informação obtida
·
Situações-problemas com resolução de tabelas
simples e gráficos
QUARTO ANO
NÚMEROS E
OPERAÇÔES
·
Números
naturais; Conceito
·
Representação
(= # < > )
·
Composição
e decomposição de números naturais até a 4ª ordem (sistema de numeração
decimal)
·
Valor
absoluto e relativo
·
Antecessor
e sucessor dos numerais
·
Ordem
crescente e decrescente
·
Situações
problemas que envolvam subtração e adição
·
Operações
básicas
·
Adição
e subtração de números naturais com prova real
·
Números
pares, ímpares
·
Interpretação
de problemas
·
Algarismos
Romanos
·
Dezena
de milhar
·
Centena
de milhar
·
Aproximação
de números decimais
·
Operações
inversas das quatro operações
·
Multiplicação
com idéia de soma de parcelas iguais
·
Termos
e prova real
·
Multiplicação
por 10, 100, 1000
·
Dobro/
Triplo/ Quádruplo/Quíntuplo
·
Divisão:
um e dois algarismos por 10, 100, 1000
·
Termos
e prova real
·
Situações
problemas envolvendo as quatro operações
·
Números
ordinais até 1000
·
Sistema
de numeração decimal
·
Leitura
e escrita
·
Números
racionais
·
Leitura
e escrita
·
Números
fracionários
·
Transformação
de numerais decimais em fração decimal e vice-versa
·
Situações
problemas envolvendo frações Décimo/Centésimo/Milésimo
·
Operações
com números decimais
·
Álgebra
·
Valor
desconhecido ou sentença matemática
·
Expressão
numérica
·
Números
fracionários
·
Operação
com fração e fração equivalente
·
Situações
problemas que envolvam cálculo de fração
·
Situações
problemas que envolvam números naturais
ESPAÇO E
FORMA
·
Polígonos
·
Tipos
(quadriláteros)
·
Vistas
de pessoas e objetos (a posição de pessoas ou objetos de acordo com uma
referência dada)
·
Ângulos
·
Medidas
e tipos
·
Representação
do espaço
·
Geometria
·
Semelhanças
e diferenças entre triângulos
·
Medidas
de tempo
·
Classificação
de medidas
·
Perímetro
·
Operações
e problemas com perímetro
·
Sistema
monetário brasileiro
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
·
Estatística
·
Gráficos
de coluna e setores
·
Tabelas
·
Tipos de gráficos
·
Gráficos
de coluna e barras
QUINTO ANO
NÚMEROS E OPERAÇÕES
·
Sistema
de Numeração Decimal
·
Composição
e decomposição de números naturais e racionais
·
Ordens
e classes dos números naturais
·
Aproximação
e arredondamentos
·
Ordenação
de números naturais e racionais
·
Escrita
de números racionais
·
Antecessor
e sucessor de números naturais e racionais
·
Adição/Subtração/Multiplicação
e Divisão de números naturais ( ênfase na divisão com um algarismo no divisor)
·
Resolução
de situações-problemas envolvendo operações fundamentais
·
Formulação
de problemas com operações fundamentais
·
Numerais:
fracionários, multiplicativos, ordinais e romanos
·
Divisores
e múltiplos de um número natural
·
Divisão
com dois algarismos no divisor
·
Fração
de quantidade
·
Representação
de frações
·
Frações
equivalentes
·
Resolução
de situações- problema com números fracionários
·
Adição
e subtração de frações com denominadores iguais
·
Formulação
de perguntas para uma situação-problema
·
Escrita
de números naturais
·
Simplificação
de fração
·
Redução
de fração ao mesmo denominador comum
·
Escrita
fracionária e decimal de números racionais
·
Composição
e ordenação de números racionais
·
Formulação
de perguntas para uma situação-problema
·
Resolução
de problemas com mais de uma operação
·
Expressões
numéricas
·
Sistema
de Numeração Decimal: Escrita decimal
·
Porcentagem
·
Resolução
de problemas envolvendo porcentagem simples ( 10%, 20%, 25%, 50% )
·
Adição
e subtração de números racionais
·
Resolução
de situações- problema com números racionais ( adição e subtração)
·
Resolução
de situações- problema com números racionais na representação decimal (
multiplicação de um decimal por um natural)
·
Formulação
de problemas com números decimais
ESPAÇO E FORMA
·
Figuras
geométricas planas
·
Construção
de maquetes
·
Vistas
·
Diferenças
entre poliedros e sólidos redondos
·
Elementos
dos poliedros: arestas, faces, vértices
·
Sólidos
geométricos: prisma, pirâmide, cone, cilindro, esfera
·
Planificação
de sólidos geométricos
·
Representação
de espaços com diferentes pontos de referência
·
Leitura
e interpretação de espaços: mapas, guias, itinerários
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Sistema
de medidas: massa, comprimento,
capacidade, superfície ,
·
Área
·
Perímetro
·
Medidas
de tempo
·
Temperatura
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
·
Tabelas
·
Gráficos:
construção e leitura de gráficos de barra
·
Gráfico
de disco: leitura, interpretação e descrição de dados
·
Produção
de textos a partir de dados de gráficos e tabelas
·
Coleta
de dados: organização e construção de gráficos
·
Construção
de gráficos e tabelas com informações de textos jornalísticos e científicos
·
Gráficos
de colunas: representação, leitura e interpretação de dados apresentados na
forma decimal
·
Média
aritmética
·
Resolução
de situações-problema utilizando dados de tabelas e gráficos
HISTÓRIA/GEOGRAFIA
PRIMEIRO ANO
·
O ESTUDANTE
- nome, sobrenome;
- Comparação entre a
diversidade de nomes e sobrenomes
- Idade, sexo, local de nascimento;
- Distinção entre o “eu” e o “outro”
- Relações éticas e morais da sociedade em que vivem (regras,
limites, valores, e costumes);
- Relação com pais, irmãos e parentes (vínculos afetivos);
- Local onde vive;
- A escola (Local onde estuda)
·
A FAMÍLIA
- Comunicação entre as pessoas;
- Moradia, tipos de moradia (dependências da casa, utensílios, etc)
- Lazer, alimentação;
- Semelhanças e diferenças entre as pessoas da família;
- Transformações e permanências dos costumes da família.
- Localização do espaço geográfico (endereço da residência, nome do
Bairro, cidade);
- vizinhança ( frente, atrás, lados)
- Construções do lugar onde moram;
- Espaços sociais (clubes, igreja, escola lar, parques recreativos,
etc);
- ORGANIZAÇÃO
DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR
- Brincadeiras, jogos e canções que digam
respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
- Questões de gênero e etnia .
- Modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
·
ORGANIZAÇÃO
DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR:
- Papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e
fora da instituição;
- Patrimônio cultural do seu grupo social e outras formas de
expressão cultural.
- Relações éticas e morais da sociedade em que vivem (regras,
limites, valores, e costumes);
_______________________________________________________________
HISTÓRIA
SEGUNDO ANO
·
HISTÓRIA
DO ALUNO: Nome,
sobrenome, origem (comparação entre a diversidade de nomes e sobrenomes); Local
onde nasceu; Linha do tempo (fatos e acontecimentos importantes de sua vida); Relação
com pais, irmãos e parentes; Semelhanças e diferenças entre as pessoas da
família;
·
O
GRUPO SOCIAL: O espaço dos grupos sociais.
·
Escola
·
Datas
comemorativas: carnaval, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Índio, Tiradentes
Descobrimento do Brasil.
·
Temas
transversais: Pluralidade cultural (constante)
·
O
BAIRRO E SUA HISTÓRIA:
Como e quando começou, como era antes, Como está agora, a origem do nome,
·
Datas
comemorativas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Abolição da Escravatura, Dia
Mundial do Meio Ambiente, Aniversário do Município, Corpus Christi, Festas
Juninas
·
DIFERENÇAS
E SEMELHANÇAS ENTRE AS PESSOAS E OS GRUPOS SOCIAIS: Habitação; Profissões; Alimentação; Vestimenta;
Religião;
·
O
GRUPO SOCIAL: O espaço dos grupos sociais; Locais públicos: (igrejas, praças). Locais
privados: (residências, fábricas, lojas...); Datas comemorativas: Dia dos Pais,
Dia do Estudante, Dia Internacional do Folclore, Independência do Brasil,
Semana do Trânsito, Semana da Água.
·
TRANSFORMAÇÕES
E PERMANÊNCIAS NAS VIVÊNCIAS CULTURAIS:
Habitações antigas que ainda existem no bairro; Manifestações artísticas de
ontem e de hoje; Músicas, danças e fazer de outros tempos; Mudanças nas vestimentas;Transformação na cultura
pelo contato com outros povos; Datas comemorativas: Dia da Criança, Dia do
Professor, Dia de Finados, Dia Nacional da Bandeira, Dia Mundial da Luta Contra
a AIDS; Festas Regionais;
TERCEIRO
ANO
·
A
FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO DE ITAJAÍ
·
Povos
indígenas.
·
A
diversidade das culturas indígenas
·
A
chegada dos Portugueses: encontros e desencontros entre índios e europeu
·
Habitação
·
Habitações
antigas que ainda existem na cidade;
·
Mudanças
nas vestimentas;
·
Transformação
na cultura pelo contato com outros povos;
·
Atividades
entre idades e sexo
·
Alimentação
·
Vestuário
·
Locais
públicos e privados
·
Escola
·
História
da Escola
·
Datas
comemorativas: Carnaval, Páscoa, Índio, Tiradentes, Dia Internacional da Mulher
e Descobrimento de Brasil.
·
A
CIDADE E SUA HISTÓRIA:
·
O
lugar onde moro
·
O
que é município
·
A
divisão do município em bairros.
·
Os
limites do município de Itajaí
·
O
município como parte do estado.
·
A
Prefeitura
·
As
subprefeituras
·
O
orçamento participativo
·
Problemas
sociais
·
Zona
urbana e zona rural da cidade
·
O
Trabalho Escravo
·
A
luta contra a escravidão
·
Afrodescendentes
·
Meios
de comunicação
·
Aniversario
da cidade
·
Pontos
turísticos de Itajaí
·
Datas
comemorativas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Abolição da Escravatura, Dia
Mundial do Meio Ambiente, Aniversário do Município, Corpus Christi, Festas
Juninas, Religião;
·
O
Porto
·
Trânsito
e meios de transporte
·
O
GRUPO SOCIAL
·
O
espaço dos grupos sociais.
·
Folclore
·
Datas comemorativas: Dia dos Pais, Dia do
Estudante, Dia Internacional do Folclore,
·
Independência
do Brasil, Semana do Trânsito, Semana da Água.
·
TRANSFORMAÇÕES
EPERMANÊNCIAS NAS VIVÊNCIAS CULTURAL
·
Manifestações artísticas de ontem e de hoje;
·
Músicas, danças e fazer de outros tempos;
·
Poderes:
Executivo, Legislativo e Judiciário.
·
Movimentos
sociais
·
Festas
Regionais;
·
Datas
comemorativas: Dia da Criança, Dia do Professor, Dia de Finados, Dia Nacional
da Bandeira, Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
QUARTO ANO
·
O
Estado: Nome atual e nomes que já teve
·
População
(Nosso Estado, Nossa Gente)
·
Zonas
do estado: Rural e Urbana
·
Quem
habita o estado hoje:
·
Indígena:
Modo de vida; Confronto com os europeus na colonização; Como vivem hoje
·
Africanos:
Como vieram parar aqui; Modos de vida; Lutas contra a descriminação.
·
Europeus
e asiáticos: fluxo imigratório, modos de vida, convívio com os demais.
·
As
principais cidades catarinenses
·
Formas
de vida e de trabalho
·
As
artes e tradições folclóricas do nosso estado
·
Vida
Social:
·
Organização
política e administrativa
·
Condições
de existência (abastecimento, saneamento, educação, comunicações)
·
Produção
Cultural
·
Transformações
pelo contato de outros povos
·
Museu
e Patrimônio
QUINTO ANO
·
Vestígios
do passado
·
Sociedade
sem escrita no Brasil e na América do Sul.
·
Sambaquis
e Concheiros.
·
Arte
Rupestre e sítios Arqueológicos.
·
A
Formação do Povo Brasileiro:
·
A
diversidade das culturas indígenas
·
Processo
de colonização: encontros e desencontros entre índios e europeu
·
O
Trabalho Escravo: ontem e hoje
·
A
luta contra a escravidão: ontem e hoje
·
Afrodescendentes
·
A
chegada dos imigrantes
·
O
processo de independência do Brasil
·
Brasil:
Monarquia e República
·
Nossa
História Hoje:
·
A
constituição e a democracia
·
Os
direitos e deveres do cidadão
·
Exercício
da cidadania
GEOGRAFIA
SEGUNDO ANO
·
AS
DIFERENÇAS DAS PAISAGENS
·
O urbano e o rural;
·
ALFABETIZAÇÃO
CARTOGRÁFICA
·
Localização
e orientação no espaço geográfico
·
Localização
do bairro no município.
·
AS
DIFERENÇAS DAS PAISAGENS
·
O antigo e o moderno;
·
Construção de mapas;
·
AS
DIFERENÇAS DAS PAISAGENS
·
O
natural e o humanizado
TERCEIRO ANO
·
AS
DIFERENÇAS DAS PAISAGENS
·
O
urbano e o rural;
·
ALFABETIZAÇÃO
CARTOGRÁFICA
·
Construção
e leitura de mapas;
·
Localização
e orientação no espaço geográfico
·
Município
– mapas
·
AS
DIFERENÇAS DAS PAISAGENS
·
O
antigo e o moderno (de sua cidade)
·
ESPAÇO
GEOGRÁFICO E ATIVIDADES ECONÔMICAS NO MUNICÍPIO
·
Agricultura
e pecuária:
·
A
modernização no campo
·
ALFABETIZAÇÃO
CARTOGRÁFICA
·
Construção
de mapas;
·
Localização
e orientação no espaço geográfico
·
AS
DIFERENÇAS DAS PAISAGENS
·
O
antigo e o moderno (de sua cidade)
·
ATIVIDADES
ECONÔMICAS NO MUNICÍPIO
·
O
comércio
·
A pesca
·
A
indústria do turismo
·
Poder
legislativo, executivo, judiciário
QUARTO ANO
·
Nosso
espaço, sua localização
·
A
regionalização do espaço catarinense ( meso e microregiões)
·
Paisagens
Naturais de Santa Catarina
·
Hidrografia/
Relevo
·
Clima
·
Vegetação
·
Aspectos
Econômicos de Santa Catarina
·
Extrativismo/Agropecuária/Indústria
·
Turismo
·
Transporte
QUINTO ANO
·
Noções
cartográficas: O que é mapa/ Tipos de mapa
·
Localização
e orientação espacial:
·
Localização
do Brasil no planeta Terra
·
O
continente americano
·
Continentes
·
Oceanos
·
Paralelos
·
Meridiano
·
Localização
do Brasil na América do Sul
·
Limites
do Brasil
·
Regiões
do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste,
·
Sudeste
e Sul (localização )
·
Estados
e capitais
·
Região
Sul:
economia/indústria/agricultura/pecuária/formação florestal (noções básicas)
·
Paisagens
Brasileiras:Relevo:
Algumas das principais formas de relevo brasileiro ( planaltos, planícies,
chapadas, serras...)
·
Clima:
O tempo atmosférico e os climas
·
Principais
tipos de clima no Brasil
·
Aquecimento
Global
·
Hidrografia
: Os principais rios do Brasil
·
Vegetação:
A riqueza da vegetação brasileira/ O que mudou nas paisagens brasileiras:
problemas ambientais
·
Espaço
Geográfico e Atividades Econômicas no Brasil:
·
Os
serviços
·
O
comércio
·
O
crescimento da Indústria
·
A
indústria do turismo
·
Transportes
·
Extrativismo
·
Agricultura
e pecuária: a modernização no campo
·
Comunicações
·
A
População Brasileira e a Urbanização
·
O
crescimento da população
·
Fluxo
migratório e imigratório nos dias atuais
·
Indígenas
·
Afrodescendentes
·
As
desigualdades sociais: a população e a distribuição de renda
·
Organização
Política e Administrativa do País
·
O
governo e os poderes: Executivo/ Legislativo e Judiciário (função)
·
Os
símbolos nacionais
______________________________________________________________
CIÊNCIAS
PRIMEIRO
ANO
·
Os
símbolos nacionais
·
OS
SERES VIVOS:
·
Preservação da vida e do meio ambiente;
·
Prevenção de acidentes e à saúde de modo
geral;
·
Cuidados com o próprio corpo
·
LUGARES E SUAS PAISAGENS:
·
Observação da paisagem local;
·
Mudanças ocorridas na paisagem ao longo do
tempo;
·
Estilos de vida;
·
Relevo e clima
·
OS
SERES VIVOS: Plantas, Animais
·
FENÔMENOS
DA NATUREZA:
·
Relação entre os fenômenos da natureza de
diferentes regiões e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;
·
Observação e pesquisa sobre a ação da luz,
calor, som, força e movimento
·
FENÔMENOS
DA NATUREZA:
·
Alterações do tempo
·
Aquecimento global
·
Cuidados com o meio ambiente
·
Reciclagem do lixo
SEGUNDO
ANO
·
EU,
UM SER NO AMBIENTE
·
Identificação
do corpo humano, características externas;
·
As
partes do corpo;
·
Higiene
pessoal;
·
Cuidados
e respeito com o seu corpo e com o corpo dos outros;
·
Órgãos
dos sentidos;
·
EU
E O AMBIENTE
·
Classificação
dos s seres vivos
·
Os
animais
·
Ciclo
vital;
·
A
relação entre o homem e o meio ambiente;
·
Poluição
e saúde;
·
Os
Vegetais
·
Plantas
e produtos químicos que afetam a saúde (plantas tóxicas, automedicação);
·
Utilização
das plantas na alimentação, na indústria e medicina. Importância e cuidados;
TERCEIRO ANO
·
OS
SERES VIVOS: O CORPO HUMANO
·
Desenvolvimento
do corpo;
·
As partes do corpo
·
Sexualidade
·
Descoberta
e conscientização do corpo.
·
Cuidados
e respeito com o seu corpo e com o corpo dos outros.
·
O corpo humano
·
O
esqueleto e os músculos;
·
Os
órgãos dos sentidos;
·
Etapas
da vida: infância, adolescência, adulta e a terceira idade.
·
Alimentação
e higiene
·
Alimentos de origem vegetal;
·
Alimentos de origem animal;
·
Alimentos de origem mineral;
·
A produção de alimentos;
·
A higiene
na alimentação;
·
A
higiene do corpo;
·
A higiene da casa;
·
Saúde, bem estar e produtos tóxicos que
alteram a saúde (álcool, cigarro e outras drogas).
·
Temas
transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual (constante)
·
Meio
abiótico
·
O solo
·
Tipos de solo
·
O
subsolo;
·
A
água
·
Estados
físicos da água
·
O
ar, composição e pressão atmosférica;
·
Saneamento
básico
·
A água;
·
O esgoto;
·
O lixo – a reciclagem do lixo;
·
As doenças;
·
A cólera
·
OS
SERES VIVOS: PLANTAS E ANIMAIS.
·
Os
seres vivos
·
A
planta
·
Partes
da planta: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
·
A
reprodução das plantas
·
Plantas
e produtos químicos que afetam a saúde (plantas tóxicas e auto-medicação)
·
Utilização
das plantas na alimentação, na indústria e medicina.
·
Importância
e cuidados com as plantas
·
Os
animais: vertebrados, mamíferos, aves, répteis, anfíbios, e peixe.
·
Os
animais invertebrados
·
Como
nascem os animais
·
UNIVERSO
·
Conjunto
de astros;
·
O
sol;
·
A
lua;
·
A
terra, o planeta em que vivemos;
·
A
terra e seus movimentos;
·
Movimento
de rotação e translação.
·
Agentes
poluidores (tabagismo, poluidores químicos, físicos e biológicos).
·
Elementos
básicos da legislação ambiental (Lei 6368 que aborda prevenção, recuperação e
tratamento do uso e abuso das drogas).
·
DST
e AIDS
QUARTO ANO
·
A
origem do Universo
·
A
Terra no Universo
·
A
Terra faz parte do Sistema Solar (Rotação e Translação)
·
A
Terra, O planeta onde vivemos
·
As
camadas da Terra
·
Modificações
na superfície terrestre
·
A
água
·
Composição
da água
·
Propriedades
da água
·
Água potável
·
Os
estados Físicos da água na natureza
·
O ciclo da água na natureza
·
O
Homem e o Ambiente
·
Meio
Biótico e Abiótico
·
A
Matéria
·
Os
estados físicos da matéria
·
As
mudanças da matéria
·
As
mudanças de estado têm nome
·
O Solo
·
Tipos de solo
·
Cuidados
com o solo
·
O
Ar
·
A pressão do ar
·
O vento
·
Composição/ Unidade/ Temperatura do ar
·
Previsão
do tempo
·
Os
Seres Vivos:
·
As
Plantas
·
As
plantas precisam de certas condições para viver;
·
As
partes da planta: raiz, caule, folhas, flor, fruto.
·
A
Fotossíntese
·
A
reprodução dos vegetais
·
Os
Animais
·
Animais
vertebrados e invertebrados
·
Cuidados
com os animais peçonhentos
·
A
reprodução dos animais
·
O
homem como animal vivíparo (Sexualidade)
·
Higiene
e Saúde
·
Alimentação
·
Alimentos
construtores /Alimentos energéticos /Alimentos reguladores
·
Higiene
da alimentação
·
Higiene
Física, Mental e Social
·
Saneamento
Básico:
·
Tratamento
do lixo
·
Rede
de esgoto
·
Reciclagem
·
Meio
ambiente:
·
Definição
de ecologia
·
Preservação
do meio ambiente
·
As
Doenças
·
Doenças
contagiosas (DST/Aids)
·
A
Cólera
·
Dengue
·
Leptospirose
QUINTO ANO
·
Seres
vivos: vários tipos de seres vivos (ciclo vital)
·
Os
seres vivos são formados de células (unicelular e pluricelular)
·
Fungos/protozoários/bactérias´vírus
·
Os
animais vertebrados: mamíferos, anfíbios, répteis, aves e peixes (principais
características)
·
Os
animais invertebrados: equinodérmos, artrópodes, moluscos, celenterados,
anelídeos, platelmintos, nematelmintos, poríferos (Principais características)
·
Recursos
naturais: renováveis e não renováveis:
·
Preservação/Conservação/Recuperação
·
Organismo
do Homem
·
O
corpo humano é formado de células, tecidos, órgãos e sistemas
·
Reprodução
humana.
·
Doenças
sexualmente transmissíveis e prevenção.
·
Noções
básicas das principais funções do nosso organismo: Digestão,
circulação, excreção, respiração e locomoção.
·
Hábitos
para uma boa qualidade de vida: alimentação saudável, higiene física, higiene
mental, convívio social
ENSINO RELIGIOSO
PRIMEIRO
ANO
·
Campanha
da Fraternidade
·
Saúde
Pública
·
O
sonho e o mundo
·
Datas
comemorativas: Páscoa
·
Dia
do índio
·
Cuidando
de mim
·
Cuidados
com o Meio Ambiente
·
Cuidando
das pessoas do mundo
·
Viver
e conviver;
·
Natal
SEGUNDO ANO
·
Campanha
da Fraternidade
·
Saúde
Pública
·
O
sonho e o mundo
·
Datas
comemorativas: Páscoa
·
Dia
do índio
·
Cuidando
de mim
·
Cuidados
com o Meio Ambiente
·
Cuidando
das pessoas do mundo
·
Viver
e conviver;
·
Natal
TERCEIRO ANO
·
Campanha
da Fraternidade: Saúde Pública
·
O
jeito de ser de cada um
·
Convivendo
melhor com os meus sentimentos
·
Convivendo
em família
·
Convivendo
com os amigos
·
Convivendo
com outras pessoas
·
Convivência
na Escola
·
Aprendendo
com quem sabe viver
·
Valorizando
a vida
·
A
vida em comunidade
·
Há
tempo para tudo
·
A
comunicação me aproxima das pessoas e de Deus
·
Nunca
é tarde para aprender
·
Com
a natureza também aprendo
·
Aprender
a ganhar e aprender a perder.
·
Alguém
nos ensina a amar: O TRANSCEDENTE
·
Celebrações
·
A
vida no planeta Terra
QUARTO ANO
·
Campanha
da Fraternidade
·
Tema:
Saúde Pública
·
CONSTRUINDO
A UNIAO
·
Valorizando
as pessoas
·
O
valor de cada pessoa na formação do grupo
·
Os
grupos em que vivemos
·
A
inclusão no grupo
·
Vivendo
em união
·
COMUNIDADE:
LUGAR DA PARTILHA
·
Os grupos formam uma comunidade
·
A
convivência em sociedade
·
Os grupos e a comunidade de Jesus
·
Comunidade: espaço de comunhão
·
Uma comunidade chamada MUNDO
·
Comungando a esperança
·
A
COMUNHAO E FRUTO DA COMUNICACAO
·
Formas de expressão da vida
·
Conversando a gente se entende?
·
Jesus,
um comunicador em destaque
·
Comunicando a verdade e a paz.
·
PESSOAS:
COMUNICADOS E PRESENTES PARA A COMUNIDADE
·
Pessoas são presentes
·
Pessoas especiais para mim
·
Pessoas
especiais pra o mundo
·
Celebrando
a vida e seus presentes
·
PALAVRAS
DE UM DEUS QUE SABE OUVIR
·
As
coisas falam...
·
De quem nos fala a natureza?
·
As
pessoas falam de DEUS
·
Bíblia:
um livro sagrado
·
Palavras
sempre vivas
·
Recordando
a caminhada.
·
Celebrações:
Páscoa, Corpus Christi, Natal ..
QUINTO ANO
·
A
convivência em Grupo
·
Solidariedade/Respeito/Amizade/Partilha
·
Os
direitos e deveres de cada um: vivendo em harmonia
·
A
importância da Fraternidade para o convívio social
·
Descobrindo
coisas boas em nosso mundo
·
A
construção de um mundo melhor
·
Com
colaboração se constrói uma vida mais digna para todos
·
A
presença de Deus na vida das pessoas
·
Diferentes
práticas religiosas
·
Ecologia:
O respeito pela vida em toda sua diversidade
·
O
respeito à diversidade humana: raça, sexo, religião...
·
Eliminação
da discriminação em todas as suas formas
·
A
promoção de uma cultura de tolerância, não-violência e paz
·
Celebrações
EDUCAÇÃO FÍSICA
PRIMEIRO ANO
·
Trabalhos
Psicomotores
·
Equilíbrio
·
Direcionalidade
·
Ginástica
natural
·
Noções
de higiene e saúde
·
Jogos
Simbólicos (imitativos, Mímica)
·
Jogos
de Construção
·
Orientação
espaço temporal
·
Lateralidade
·
Atividades
de sensibilização corporal
·
Habilidades
manuais
·
Noções
de higiene e saúde
SEGUNDO ANO
·
Trabalhos
Psicomotores – Coordenação Motora Ampla
·
Orientação
Espaço Temporal
·
Atividades
de sensibilização corporal,
·
Auditiva
Visual e Tátil
·
Ginástica
natural
·
Jogos
Simbólicos
·
Jogos
de Construção
·
Brincadeiras
populares
·
Rodas
cantadas
·
Jogos
de regras
·
Brincadeiras
populares
·
Noções
de higiene e saúde
·
Atividades
pré desportivas
TERCEIRO ANO
·
Trabalhos
psicomotores( Equilíbrio, lateralidade)
·
Coordenação
Motora Fina
·
Atividades
proprioceptivas (sentidos)
·
Postura
·
Jogos
simbólicos
·
Jogos
de regras
·
Jogos
cooperativos
·
Atividades
pré desportivas
·
Ginástica
Geral
·
Brincadeiras
populares
·
Noções
de higiene e saúde
QUARTO ANO
·
Atividades
de sensibilização corporal
·
Jogos
de Regras
·
Jogos
cooperativos
·
Jogos
Pré desportivos
·
Brincadeiras
Populares
·
Ginástica
Geral
·
Dança
Folclórica
·
Noções
de Higiene e saúde
QUINTO ANO
·
Atividades
de sensibilização corporal
·
Jogos
de Regras
·
Jogos
cooperativos
·
Jogos
Pré desportivos
·
Desporto
·
Brincadeiras
Populares
·
Ginástica
Geral
·
Dança
Folclórica
·
Noções
de Higiene e saúde
INGLÊS
QUARTO ANO
·
A
utilização do Inglês na comunicação
·
Greetings
·
Family
·
Easter
·
Magic word’s
·
My City
·
Toys
·
Colors
·
Animals
·
Mother’s
Day
·
Numbers
·
Father’s Day
·
Days of the week
·
Monthes of the year
·
Halloween
·
Seasons
·
Food and drink
·
Christmas
QUINTO ANO
·
A
utilização do Inglês na comunicação
·
Numbers
·
Time
·
telling
time
·
Food (I Like... I dont
like)
·
My city
·
The human body
·
Clothes
·
Mother’s
Day
·
Means of transport
·
Professions
·
Father’s Day
·
Places
·
Halloween
·
Sports
·
Adjectives
·
Christmas
ARTE
PRIMEIRO ANO
·
Representações
e jogos teatrais: gestos, sons, sinais, fantoches, máscaras
·
Elementos
básicos: ponto, linha, forma e textura
·
Pontilhismo
– A arte de Georges Seurat
·
Música:
os sons na natureza
·
Duração
do som: fraco e forte
·
Altura:
som grave, agudo e médio
·
Teatro
de sombra
·
Luz
e sombra
·
Barroco
·
Rococó
SEGUNDO ANO
·
Conceito
de arte
·
Importância
da arte
·
Cores
primárias e secundárias
·
A
cor e a forma
·
Estilo
·
Linguagens
artísticas: cênicas, visuais, dança e música
·
Música
– Música popular Brasileira
·
Dança
TERCEIRO ANO
·
Conceito
de arte
·
Importância
da arte
·
Cores
primárias e secundárias
·
A
cor e a forma
·
Cultura
popular
·
Festejos
·
Artesanato
·
Cantigas
de roda
·
Brincadeiras
infantis
QUARTO ANO
·
Conceito
de arte
·
Importância
da arte
·
Arte
brasileira
·
Cores
·
Artistas
envolvidos na Semana de Arte Moderna: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari,
Villa Lobos
·
Fotografia
·
Cinema
QUINTO ANO
·
Arte
Brasileira
·
Tarsila
do Amaral
·
Candido
Portinari
·
Anita
Malfatti
·
Gravura
·
Escultura
·
Arte
Contemporânea
·
Móbile
·
Releitura
·
Mosaico
Nenhum comentário:
Postar um comentário