Histórico da Escola


A ESCOLA  BÁSICA "ANÍBAL CÉSAR"  teve sua origem de acordo com o decreto nº. 39 assinado pelo Excelentíssimo Prefeito da época: Senhor Paulo Bauer, na data de 18/03/55, após a transformação de Escola Mista Municipal de Pontal em Escola Mista Municipal de São Vicente.
            A referida escola funcionava numa casinha velha, localizada próxima a igreja do padroeiro do Bairro São Vicente e como não estava atendendo toda a clientela pelo fato da escola possuir só duas salas de aula, o então prefeito da época Carlos de Paula Seara, no dia 05 de julho de 1968, resolve em decreto nº 265 criar uma nova escola, localizada na rua principal de São Vicente, com o nome de Escola Reunida Municipal de São Vicente. E no dia 1º de agosto, assume a direção a senhora Euclere Carvalho Gonzaga, com um total de 205 alunos.
            O então prefeito municipal Carlos de Paula Seara, considerando que na localidade de São Vicente existia grande número de analfabetos, resolve em decreto nº 304, de 12 de março de 1969, criar duas escolas supletivas, denominadas: Escola Supletiva Municipal de São Vicente 1ª e 2ª.
            Através do decreto nº 1005 de 30 de agosto de 1973, na gestão do Prefeito Municipal senhor  Frederico Olíndio de Souza foi convertido de Escola Reunida São Vicente em Grupo Escolar.
Com a aposentadoria da senhora Onadir da Silva Tedéo, assumiu a função de diretora do Departamento de Educação, Cultura e Turismo, a senhora Gilda da Silva Reiser, deixando o cargo de Diretora do Grupo Escolar São Vicente que fora ocupado pela Senhora Delza Machado Bittencourt em 18/02/74 a 04/11/77, quando da aposentadoria da mesma  assume  a direção a senhora Jair Krambeck , até 04 de março de 1981.
Através do decreto nº 1695 de 06/09/77, o prefeito da época; Engº Amílcar Gazaniga resolve transformar o Grupo Escolar São Vicente em Escola Básica, devido a demanda, recebendo então o nome de: ESCOLA BÁSICA “ANÍBAL CESAR” com novo prédio e novo endereço, sito rua Estefano José Vanolli s/nº.  O referido decreto entrou em vigor a partir de 01/01/78, sendo que a Escola Básica “ANIBAL CESAR” foi inaugurada na data de 31/03/1978, data oficial de seu aniversário.  
A escolha do patrono (nome) foi em homenagem ao pai do ex-prefeito municipal da época, Deputado Júlio César. O Deputado era representante de Itajaí na Assembléia Legislativa que  muito se empenhou pela construção do prédio de amplas e modernas instalações, bem como para que o mesmo fosse entregue ao município de Itajaí.  A iniciativa deu-se então através da Diretora de Departamento de Educação Municipal Profª Onadir da Silva Tedéo e a Representante da Câmara de Vereadores a Senhora Iraci Sodré que no momento recebeu aprovação geral.
Atualmente nosso quadro de matrícula é cerca de 1200 alunos  distribuídos no períodos diurno e  noturno.

Um comentário:

  1. Bom dia, acho importante nesse momento , uma mobilização acerca de medida preventiva acerca do coronavirus. Temos que pensar na antecipação das férias escolares.

    ResponderExcluir