quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia da Mulher na Escola

Dia 8 de Março foi o Dia Internacional da Mulher e aqui na escola foi comemorado com grande estilo.
Um belo café saboroso, com direito a lembrancinha.
Também tivemos na programação da rádio A Voz do Estudante, mensagens e músicas para o dia.








quarta-feira, 6 de março de 2013

QUEM DESCOBRIU O BRASIL?

Em breve estaremos colocando um forum de discussão a este respeito.
Colocamos agora alguns textos da internet para a reflexão dessa resposta.
Contamos com sua participação!



AFINAL, QUEM DESCOBRIU O BRASIL, PINZON OU CABRAL?
Uma cidade do estado de Pernambuco, chamada, Cabo Santo Agostinho, ensina as crianças que foi o espanhol Vicente Yañes Pinzón quem descobriu o Brasil.
 Nas escolas da cidade litorânea a 30 quilômetros de Recife, as crianças dão uma resposta diferente a mais tradicional pergunta de história. Quando questionadas sobre quem descobriu o Brasil, respondem categoricamente: “O navegador espanhol Vicente Yañes Pinzón”.
A história do descobrimento do Brasil precisa ser recontada como ela realmente aconteceu e não como querem que ela tenha acontecido. Com todo o respeito a Pedro Álvares Cabral, não foi ele o primeiro europeu que pisou no Brasil: foram dois espanhóis, Vicente Pinzón e Diogo de Lepe. O primeiro na ponta do Mucuripe, em janeiro de 1500 e o segundo, um mês depois, no cabo de Santo Agostinho, perto do Recife.
A História do Brasil, escrita a partir da ótica do colonizador lusitano, reconhece como data do descobrimento do nosso país o dia 22 de abril de 1500, data em que o navegador português Pedro Alvares Cabral, no comando da frota exploratória com destino à India, chegou ao litoral sul da Bahia, na região onde hoje está situada o distrito da Coroa Vermelha, municipio de Porto Seguro, defronte do monte chamado de Pascoal (porque era dia da Páscoa) e onde o frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa (campal) no Brasil.
Essa afirmação é um grande equívoco porque o descobrimento do Brasil, isto é, a chegada do primeiro navegador europeu à costa do Brasil ocorreu em Pernambuco, no Porto de Suape, quando chegou aqui o navegador espanhol Vicente Yanez Pinzón e tomou posse da terra e nome dos seus soberanos.
A Ponta do Mucuripe coincide com o Descobrimento do Brasil, uma vez que comprovado está - pelo menos oficiosamente - ter sido por ela onde desembarcou o primeiro europeu em terras brasileiras.
Entretanto por razões que a própria história não explica, ou nunca quis explicar, esse fato não ganhou ainda a dimensão que deveria. Consta dos livros de História do Brasil, sem muita profundidade, provavelmente em função dos interesses do colonizador. Esperamos que um dia, talvez, essa omissão seja cobrada pelas futuras gerações, ralhando quem preferiu a omissão sem sentido plausível, para assegurar sua presença no Brasil. Aliás, já deixamos até de comemorar o dia (oficial) do Descobrimento, talvez por falta de sustentação histórica ou de entusiasmo cívico, ou as duas coisas juntas!
Na Espanha, Vicente Pinzón é lembrado e festejado pelo fato de ter sido o descobridor de duas Américas: a do Norte, com Colombo, em 1492, no comando Nina e, oito anos depois, a do Sul, em 1500, com a mesma embarcação, quando atingiu a Ponta do Mucuripe.
Mas como afirmou Capistrano de Abreu: "Nada devemos aos espanhóis, nada influíram sobre nossa vida primitiva; prendem-se muito menos a nossa história do que os franceses”.
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2611808

QUEM DESCOBRIU O BRASIL REALMENTE FOI PEDRO ÁLVARES CABRAL?

Não existem registros históricos explícitos que mostrem que o Brasil já era conhecido por outros povos antes de Cabral (1467?-1520?) chegar aqui, em 1500. O que sabemos é que os portugueses dispunham de conhecimento sobre o Atlântico por meio das navegações posteriores à de Bartolomeu Dias (1450-1500), que eram mantidas sob um sigilo de estado. Também tinham certeza da existência de terras a Oeste - Cristóvão Colombo (1451-1506) chegou à América Central em 1492 -, tanto que se empenharam na negociação do Tratado de Tordesilhas (em que Portugal estendeu seus domínios e inclui boa parte do Brasil). Essas evidências levam a crer que os lusitanos foram os primeiros a explorar nosso território. Apesar disso, há registros que permitem questionar essa versão oficial e a figura de Cabral como o descobridor. No entanto, os documentos que restaram da época não permitem tirar conclusões definitivas. Um deles é o Esmeraldo de Situ Orbis, que relata uma viagem realizada em 1498 e sugere ter encontrado "grande terra firme". A obra é imprecisa, pois não fica claro se fala da terra observada durante uma expedição ou faz menção a alguma já existente.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/quem-descobriu-brasil-realmente-foi-pedro-alvares-cabral-645914.shtml

DESCOBERTA DO BRASIL
Descoberta, ou descobrimento do Brasil refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. O termo "descobrir" é usado nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente portugueses, às terras de "Vera Cruz", o atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas. Tal descoberta faz parte dos descobrimentos portugueses.
Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo "descoberta do Brasil", também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes dele. Esse é o caso das possíveis expedições de Duarte Pacheco Pereira em1498 e mais tarde do espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil